Terra fria
CURSO DE DIREITO
DIREITO DO TRABALHO I
Luis Paulo Tonini
Encantado, 02/11/2011
FILME: TERRA FRIA
Título original: (North Country)
Lançamento: 2005 (EUA)
Direção: Niki Caro
Duração: 1h26min
Gênero: Drama
Professora: Fernanda P. Brod.
Niki Caro, (nascido em 1967), é diretor de cinema, produtor e roteirista que nasceu em Wellington, Nova Zelândia. Seu filme de 2002 Whale Rider foi elogiado pela crítica e ganhou vários prêmios internacionais em festivais de cinema.
Caro formou-se na Escola de Belas Artes Elam na Universidade de Auckland em 1988.
O presente Trabalho Discente Efetivo aborda a problemática do assédio à mulher no ambiente de trabalho, assunto que, apesar de todo avanço que a sociedade apresentou, ainda se mostra necessário discutir.
A obra, apesar de destinar-se ao público em geral, é especialmente feliz ao expor a questão da desigualdade trabalhista entre o homem e a mulher no século 20 para quem busca conhecimento sobre o assunto. O presente trabalho, da mesma forma, visa apresentar os fatos narrados no filme à luz do pensamento crítico-jurídico.
Sendo assim, o assunto tratado no filme vem de encontro com as questões abordadas na disciplina de Direito do Trabalho I, onde analisamos, entre outras questões, o dever de igualdade entre os sexos na labuta, sendo na questão jornada, remuneração ou respeito.
Pois bem, a obra trás ao seu público a história de Josey Aimes, que após um casamento fracassado, retorna à sua cidade natal em busca de emprego, a fim de garantir a sobrevivência de seus filhos e sua independência financeira. A personagem encontra uma oportunidade para trabalhar nas minas de ferro, principal fonte de renda da região, onde ganhava um salário muito bom, apesar de ser um emprego duro e cansativo.
Porém, o trabalho mineiro era exercido com grande predominância masculina, sendo, desta forma, a personagem principal rejeitada pelos seus colegas, que passaram a lhe humilhar e a