Terorias da Adm
Prof°: Sérgio Soares Fróes
Turma: 121
Grupo:
Tamiris Moraes Botelho
Bianca Blanco Ferreira
Teorias X e Y
São teorias opostas, porém tratam de um mesmo fato, entre trabalhadores e seus comportamentos na empresa. Ambas teorias foram idealizadas por Douglas Mc Gregor em 1960, bastante conhecidas na área de gestão de RH.
Da teoria X podemos dizer que o superior manda, o subordinado obedece. É isso que faz com que os funcionários tinham a visão de que o trabalho era um mal necessário, feito somente para ganhar dinheiro e para piorar utilizava artifícios nada produtivos para uma organização, como se pessoas fossem somente recursos de produção (ex: punição, coação).
Já da teoria Y é aquela que trabalha com o prazer daquilo que se está fazendo, a empresa oferece boas condições para um bom desempenho, o funcionário tem reconhecimento e ganham recompensas que não são baseadas apenas em dinheiro, trabalham em equipe, todos se envolvem.
Teorias de Conteúdo da Motivação
Criada por Maslow e Herzbeg, é uma necessidade dentro das organizações, um funcionário precisa ser motivado para alcançar metas e objetivos. Esta teoria tem como foco encorajar e estimular os funcionários.
Hierarquia das Necessidades de Maslow
Conhecida também como pirâmide de Maslow, é uma divisão de necessidades, onde a de menor nível devem ser satisfeitos antes das de maior nível, necessário para auto realização.
As necessidades são por ordem crescente:
Fisiológicas (ex: alimentação)
De segurança (ex: estabilidade no trabalho)
Sociais (ex: afeto)
De autoestima (ex: sucesso profissional)
De autorrealização (ex: utilização de todas as suas capacidades)
Teoria dos Dois Fatores da Motivação
De autoria de Herzberg são dois fatores que influenciam na motivação de empregados:
1. Fatores Higiênicos: que influenciam pelo lado negativo