teroia da burocracia
Sociologia da burocracia; É a nova abordagem da burocracia formada por grande Sociólogo como Max Weber, é como uma ciência que estuda e fornece uma proposta de modelo da organização social.
Teoria estruturalista
Sociedades de organizações e abordagem múltipla; A sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Essas organizações são diferenciadas e requerem dos seus participantes determinadas características de personalidade. Para estudar as organizações, os estruturalistas utilizam uma análise organizacional mais ampla do que a de qualquer outra teoria anterior que é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente seus fundamentos.
Teoria Comportamental
Ciências comportamental aplicada; É o estudo do comportamento humano, organizacional e do relacionamento entre funcionários e consumidores. Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana.
Teoria do sistema
Abordagem sistêmica; Administração de sistema; A Teoria de Sistemas se opõe ao mecanicismo que divide organismos em agregados de células, células em agregados de moléculas, moléculas em agregados de átomos e o comportamento humano em um agregado de reflexos condicionados e incondicionados. A partir dela, surgem novas denominações, como sistema solar em Astronomia, sistema social em Sociologia, sistema monetário em Economia, sistemas digestivo e respiratório em Fisiologia. A administração de sistemas consiste no planeamento, implementação, gestão e manutenção de serviços e infraestruturas de Tecnologias de Informação.
Teoria da contingencia
Abordagem contingencial; administração contingencial; ATeoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria