Termoscópio
No experimento ‘’Termoscópio’’ foi possível examinar justamente a temperatura da água em três situações diferentes: primeiramente na temperatura ambiente, depois analisar o ponto de fusão e por ultimo o ponto de ebulição, para assim graduar um termoscópio a partir das medições mostradas no termômetro. Os valores dos pontos de fusão e ebulição irão acontecer em temperaturas diferentes dos referenciais teóricos, devido a uma pressão atmosférica também diferente, de acordo com a altitude a que está sendo realizado o experimento.
1. Material utilizado:
01 termômetro;
01 termoscópio;
01 béquer de plástico;
01 béquer de vidro;
01 lamparina;
01 tela de amianto;
01 tripé para lamparina;
01 caixa de fosforo;
01 régua milimetrada;
2. Esquema de montagem experimental
Primeiramente, no béquer de plástico foi colocada a quantidade de 50mL de água retirada da torneira e, após alguns minutos, foi medida a temperatura ambiente colocando-se o termômetro juntamente ao termoscópio no sistema. Logo após, foram inseridos neste mesmo béquer três cubos de gelo que alteraram a altura total para 110mL. Esperados alguns minutos, a temperatura foi medida mais uma vez. Então, a lamparina foi acesa e colocada logo abaixo do tripé, já coberto com a tela de amianto. Por cima desta, foi colocado o béquer de vidro, cheio com 70mL de água. Ao início da ebulição, foram colocados outra vez o termômetro e o termoscópio na água, tendo o cuidado de não encostar seus capilares no fundo do béquer. Deste modo, a temperatura foi mais uma vez medida.
(ver fotos)
3. Referencial teórico:
A Termodinâmica é a parte da Física que estuda as trocas de calor e a energia adquirida ou gasta, de um corpo em um sistema, através de variações de temperatura, pressão e volume. De acordo com a Lei Zero da Termodinâmica: “Se um corpo A está em equilíbrio térmico com dois outros corpos, B e C, logo, B e C estão em equilíbrio térmico um com o outro”.
No