Termos usados em Genética
Aluna: Patricia Andréa Baggio
Professora: Viviane Moreira
Disciplina: Biologia
Turma: 3º ano ‘’1’’
Março/2014
Genoma: Genoma é um código genético, que possui toda a informação hereditária de um ser, e é codificada no DNA. É o conjunto de todos os diferentes genes que se encontram em cada núcleo de uma determinada espécie.
Gene: Uma sequência de DNA cromossômico que é necessária para a produção de um produto funcional, seja um polipeptídio ou uma molécula funcional de RNA. Esta é a definição molecular de gene.
Genes Alelos: São os genes que possuem duas ou mais formas distintas, denominadas formas alélicas. A cor de uma flor, por exemplo, pode ser determinada por um gene alélico. As diferentes formas sob as quais esse gene se apresenta definirão se a flor será amarela, vermelha ou azul.
Genótipo: É o conjunto de genes presentes num indivíduo; a sua constituição genética. O termo pode referir-se também a determinada característica – como, por exemplo, o genótipo em relação à cor da pele.
Fenótipo: Trata-se das características que são manifestadas por um indivíduo. Podemos dizer que o fenótipo é determinado pelo genótipo. Entretanto, os fatores ambientais podem provocar alterações no condicionamento genético. Assim, costuma-se dizer que o fenótipo é consequência da interação entre o genótipo e o ambiente.
Cromossomos: Corresponde ao material génetico (DNA) associdado com protéinas, complexados. Os cromossomos são uma uma longa sequência de DNA formado por sequências de nucleotídeos em que se encontram os genes.
Cromossomos Homólogos: Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diploide, apresentando a mesma sequência de lócus gênico. Heredograma: é um tipo de gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados. É muito semelhante a uma árvore genealógica.
O heredograma tem como finalidade