Termos tecnicos engenharia
Depois de efectuadas as medições, será calculado o custo de escavação em caboucos, fundações directas, da construção dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes e paredes) em betão, cofragens e armaduras. No final, todos estes custos parciais serão somados e obtido o custo global relativo às primeiras fases da construção.
II. Metodologia do trabalho desenvolvido
Com a ajuda das tabelas I.1, II.1, II.2, II.5, mIII.1, mI.1, mII.7 e mIII.3 de “Rendimentos de mão-de-obra, materiais e equipamentos de construção civil” é possível determinar, o custo relativo a cada um dos trabalhos descriminados nos mapas, através do método dos custos unitários, que é a aplicação dos preços unitários às quantidades de trabalhos (calculados na primeira fase), cujos resultados, serão posteriormente somados na sua globalidade.
Custo da escavação em caboucos
2 Escavação (tabela I.1)
Para a obtenção deste custo, ter-se-á de fazer considerações, relativamente aos seguintes aspectos: a) Condições particulares da obra; b) Eficiência quadros e meios disponíveis (Quadro 0.1); c) Tipo de terreno; d) Volume da escavação (altura e largura) – máquinas e homens necessários; e) Máquinas e homens a utilizar – custo da máquina a 100% mais manobrador.
Rendimento Corrigido = Rendimento Corpo A x Rendimento Corpo B (esc. abert. valas) x Factor de correcção (Quadro 0.1)
Custo Unitário do Volume da escavação = Rendimento Corrigido x Custo da máquina a 100% mais manobrador
Custo Total da escavação = Custo unitário do volume da escavação x Volume da escavação
3 Carga, Descarga e Transporte a vazadouro (tabela I.2)
Para a obtenção deste custo, ter-se-á de fazer considerações, relativamente aos seguintes aspectos: a) Distância do transporte; b) Meio de transporte; c) Meio de carga; d) Peso específico do solo - γ; e) Sentidos