Termos tecnicos de turismo
A ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens, sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo congregar as agências de viagens, visando o intercâmbio de experiências e informações.
ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
AD (AGENT DISCOUNT) – Desconto dado ao funcionário de empresa ou agência de viagens em passagens aéreas ou hospedagem.
ADICIONAL CHD – Trata-se do valor pago a mais por criança. A sigla CHD vem do inglês child (criança).
ALFÂNDEGA – Departamento da Receita Federal encarregado de fazer o controle e a vistoria de bagagens e mercadorias em trânsito. A alfândega é responsável pela cobrança de impostos, taxas e apreensão das mercadorias que entram e saem no país e que estejam acima do valor limite permitido pela legislação.
ALL INCLUSIVE (TUDO INCLUÍDO) – Esse conceito refere-se a um sistema de viagem pré-paga, sem surpresas de última hora. São planos de hotel nos quais são incluídos, além do pernoite e refeições, todos os extras incorridos pelos hóspedes. Uma viagem, típica all inclusive pode incluir, por exemplo: passagem aérea de ida e volta, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, coquetel de boas vindas, hospedagem completa, com três refeições, lanches, consumo de sucos naturais e de lazer, recreação, entretenimento, diurno e noturno, em vários idiomas, mais o cuidado com crianças e esportes.
ALLOTMENT – Vagas reservadas em viagens ou em hospedagens para as operadoras.
B Block Off – Reserva e bloqueio de número determinado de vagas em um vôo regular para uso privativo.
Boarding Pass – É o cartão de embarque distribuído aos passageiros de um avião, após as formalidades de despacho.
Brunch – Designação norte-americana por um Buffet servido entre as 12 e as 15 horas. Vocábulo composto pela associação das letras BR (de Breakfast) e unch (de lunch). Serve sucos, leite, café, chás, frutas, bolos, tortas, pastas, geléias, pães e embutidos variados.
C CHD – É a designação de tarifa