Termos da Grécia antiga
Presente grego: Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena – mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a.C. Foi o primeiro choque entre o Ocidente e o Oriente. Mas os gregos conseguiram uma artimanha histórica para enganar os troianos: Deixaram à porta de seus muros fortificados – um IMENSO cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o PRESENTE, puseram-no para dentro de seus domínios. E, à noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no grande cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão, considerada uma das mais engenhosas de todos os tempos.
Agradar gregos e troianos: Houve uma guerra real entre a Grécia e Tróia. Gregos e Troianos eram povos muito distintos em seus costumes e durante esta batalha que foi uma das maiores e mais importantes da história, existiam reinos de menor força que na ocasião deveriam se aliar ou aos Gregos ou aos Troianos. Quem não se aliasse a nenhum, não estaria agradando nem a Gregos nem a Troianos. E o que os reis queriam era poder agradar aos dois, pois não sabiam quem venceria a guerra. Dai a expressão agradar a Gregos e Troianos. Pois os perdedores foram desempossados e escravizados. Se houvesse um jeito de agradar aos dois com certeza seria a melhor opção.
Trabalho de sísifo: Essa expressão tem origem na mitologia grega, significa um trabalho muito difícil e que nunca termina. Sísifo era um simples mortal que desobedeceu Era essa ficou brava e lhe deu o árduo trabalho de levar uma enorme pedra até o topo de uma montanha, mas quando estava quase no fim a pedra rolava de volta. Podemos fazer uma analogia com o trabalho de