Termos administrativos
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA OU BEHAVIORISTA
Abordagem que enfatiza o estudo e a análise do comportamento humano nas organizações, dentro de três níveis de estudo : individuo, grupo e complexidade organizacionais.
ABORDAGEM CONTINGENCIAL aquela que tem como principio a necessária mutação da empresa ou da organização de acordo com os aspectos situacionais que a afetam.
ABORDAGEM DAS RELAÇOES HUMANAS
Surgiu nos EUA como consequência imediata das conclusões obtidas na experiência de Hawthorne desenvolvida por Mayo as origens das teorias das relações humanas envolvem a necessidade de humanizar e democratizar a adm, libertando – a dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica, além do desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia. O estudo abordado pela escola de relações humanas produz uma grande contribuição ao avaliar as relações organizacionais não mais apenas pelo parâmetro da adm cientifica (divisão técnica do trabalho H-T , conceito de homo economicus), mas também a interação entre os indivíduos e dos indivíduos com os grupos, sendo seu comportamento condicionado por normas e padrões sociais (homem social), onde os fatores motivacionais abrangem muito mais a necessidade de “reconhecimento”, e “aprovação social” e “participação” do que estímulos salariais e econômicos.
ADHOCRACIA
Modelo de gestão que favorece uma maneira menos detalhista e formal de administrar. Surge de certo modo como resposta ao caráter inflexível e padronizado da organização burocrática, apresentando características que se impõem ao estilo burocrático como esquipes-tarefa temporárias , autoridade descentralizada, responsabilidades de trabalhos fluidas, pouca normatização.
ADMINISTRAÇÃO
a) A arte de conseguir realizar as coisas; b) Processo de planejamento, organização , liderança e controle do trabalho dos membros da organização e do emprego de todos os outros recursos