Termos acessórios da oração:
Afinal de contas, que Μ# (((#((( é essa ???
• Acessório – adj.: que não é fundamental; junto a alguma coisa, sem fazer parte integrante dela/ subst.: aquilo que se junta ao objeto principal, ou é dependente deste; complemento atributo.
Ao falarmos em termos acessórios da oração temos a falsa impressão de que estamos tratando de elementos dispensáveis das orações e períodos. Na prática essa impressão não corresponde a verdade. Esses termos são acessórios porque não fazem parte da estrutura básica da oração, organizada a partir de um verbo e dos nomes ligados a ele pela concordância ou pela transitividade. No entanto as informações que transmitem são fundamentais para que se alcance uma comunicação satisfatória.
Resumindo:
Termos que trazem um dado novo à oração ou a um termo da oração sem fazer parte da sua estrutura básica.
Ex.:
A bela moça de olhos azuis / estuda muito para aumentar seu conhecimento.
Compare com: Ela / estuda.
Mas quais são essas ((Μ# (#( de termos ???
Os termos acessórios da oração são:
• Adjunto Adnominal; • Adjunto Adverbial; • Aposto.
Adjunto Adnominal
É o termo de valor adjetivo que acompanha o núcleo substantivo de uma função sintática (sujeito, objetos, complemento nominal, etc.), delimitando ou especificando o significado do substantivo.
Ex.: Aquele fato fez com que eu me emocionasse. (“Aquele” é adjunto adnominal do substantivo “fato”, pois não se trata de um fato qualquer, mas de um determinado fato).
A vida dos homens é curta. (A expressão “dos homens” é um adjunto adnominal do substantivo “vida”, pois acrescenta-lhe uma idéia, idéia essa que indica posse).
Resumindo:
Adjunto adnominal é a palavra ou grupo de palavras que unindo-se diretamente ao substantivo, acrescenta algo à idéia expressa pelo mesmo.
Ex.: A alegre companhia me distraiu. (“A” e “alegre” são adjuntos adnominais de “companhia”, pois,