termoquimica
Parte 1 - Processos endotérmicos e exotérmicos :
A água utilizada na dissolução dos reagentes apresentava, inicialmente, uma temperatura de 23°C. Adicionou-se 3mL de água em 4 tubos de ensaio diferentes, onde foram adicionados cloreto de amônio, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico e tiossulfato de sódio, um em cada tubo.
Em um 5º tubo de ensaio adicionou-se 3mL de ácido sulfúrico, que apresentava uma temperatura de 22°C, e uma pequena porção de zinco.
Ao dissolver as substâncias em cada tubo, utilizou-se um termômetro para medir a temperatura máxima alcançada.
Tabela 1:
NH4Cl + H2O
NaOH + H2O
H2SO4 + H2O
Na2S2O3 + H2O
H2SO4 + Zn
T (°C) máxima 20°C
50°C
35°C 20°C 25°C
A partir das temperaturas registradas em cada tubo, pôde-se caracterizar processos endotérmicos e exotérmicos.
O hidróxido de sódio e o ácido sulfúrico ao serem dissolvidos em água, aumentaram a temperatura da mesma. Este processo é denominado de exotérmico, no qual há a liberação de energia na forma de calor.
Nesses processos exotérmicos, a variação da entalpia (ΔH), ou seja, a quantidade de calor liberada, será sempre negativa (∆H< 0), porque a variação da entalpia é medida diminuindo-se a entalpia dos produtos pela entalpia dos reagentes (ΔH = Hprodutos – Hreagentes ou ΔH = Hfinal – Hinicial). Como houve liberação de energia, a entalpia dos produtos será menor e, portanto, a variação da entalpia será negativa.
Outro processo exotérmico foi a reação do ácido sulfúrico com o zinco metálico. Esta reação ocorre conforme a equação abaixo:
H2SO4 + Zn → ZnSO4 + H2
Ao serem dissolvidos em água destilada, o cloreto de amônio e o tiossulfato de sódio diminuíram a temperatura da mesma. O conteúdo dos dois tubos obtiveram uma temperatura de 20°C, o que caracteriza uma dissolução endotérmica, ou seja, o sistema absorve energia na forma de calor para que haja a dissolução e, assim, ocorre a diminuição da temperatura.
Nesse caso, como a entalpia do