termoquimica
A termoquímica estuda as transferências de calor associadas às reações químicas ou às mudanças no estado físico das substâncias, nestas reações ocorrem à absorção ou liberação de energia, estes dois processos estão presente em várias atividades da nossa vida diária que serão apresentadas no decorrer deste trabalho.
1. Termoquímica
A termoquímica é o estudo das trocas de energia (calor), que ocorrem durante as reações químicas, com agregação de substâncias. Essa troca de energia só acontece de um corpo com maior energia (mais quente) para outro de menor temperatura (mais frio).
1.1 Reações Químicas
As reações químicas são classificadas como exotérmicas e endotérmicas, respectivamente liberando energia, por exemplo, na combustão e, absorvendo energia como no caso da fotossíntese. Na tabela abaixo é possível compreender o termo “reações” através de exemplos que ocorrem no nosso dia-a-dia.
1.2 Reações Exotérmicas
De maneira simples, as reações exotérmicas como vimos acima, são aquelas que liberam energia, e através de calor. E é possível perceber que quando se trata de “reações exotérmicas” falamos de liberação, isto é, o prefixo exo significa “para fora”, o que torna uma fácil associação. Nestas reações, a entalpia dos produtos é menor que a entalpia dos seus reagentes, pois uma quantidade de energia que estava contida nos reagentes foi liberada na forma de calor, isso ocorre na transformação que se dão os produtos, conseqüentemente resultando em uma variação de entalpia negativa.
1.3 Reações Endotérmicas
Assim como as reações exotérmicas, as reações endotérmicas podem ser associadas ao prefixo, mas neste caso o “endo”, significando para “dentro” Sendo assim, entendemos que se trata da energia absorvida na forma de calor, isto é, a entalpia (calor) dos produtos é maior que a dos reagentes, porque uma determinada quantidade de energia foi