Termopares
Curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações
TERMOPARES
Rio de Janeiro – 2014.1
Universidade Santa Úrsula
Curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações
TERMOPARES
Os termopares é um sensor para medir a temperatura, constituído por dois metais diferentes, unidas entre si nas duas extremidades com uma solda. Quando aquecemos ou esfriamos esta estremidade è produzido uma diferença de potencia diretamente relacionada a temperatura que esta medida, então obtemos o que é chamado de cadeia fechada não isotérmica que gera uma força eletromagnetica e, portanto, uma corrente termoelétrica devido ao efeito Seebeck .
Os termopares estão disponíveis em diferentes combinações de metais , o que por sua vez são etiquetados de acordo com as letras do alfabeto: os quatro mais comuns são a J , K , T e E. A calibração para cada termoparres difere para diferentes gamas de temperaturas , e a temperatura máxima medida é geralmente limitado pelo diâmetro do fio do termopar. Este limite significa que um diâmetro termopar infinitesimal, não pode alcançar a faixa de temperatura completo.
É um sensor de de temperatura generalizada. Em particular, os termopares são amplamente utilizados devido à económica, facilmente substituível, padronizada e pode medir um largo intervalo de temperaturas. Sua maior limitação é a precisão , na verdade erros sistemáticos a um menor grau Celsius são difíceis de obter. Além disso termopares são dispositivos não-lineares, apesar de sua ampla utilização.
Um grupo de termopares em série é chamada pilha termoeléctrica .
Principio do funcionamento
Em 1821 Thomas Johann Seebeck , um físico de origem estónia , descobriu que em um circuito composto por dois condutores de natureza diferente, submetido a um gradiente de temperatura, estabelece uma diferença de potencial . Esse fenômeno, chamado efeito Seebeck é usado pelos termopares.
O fenomeno non pode existir em um circuito formado por um unico