Termopares Convecionais
430 palavras
2 páginas
Termopares Convencionais IIntrodução
Definimos Termopares como sensores de medição de temperatura que são constituídos por dois condutores metálicos e distintos, puros ou homogêneos. Em uma de suas extremidades são unidos e soldados, a qual convencionou-se o nome de junta de medição ou junta quente, e a outra extremidade aberta onde se faz as devidas interligações de junta de referência.
Quando submetemos suas extremidades a temperaturas diferentes a composição química dos metais gera uma força eletromotriz da ordem de mV,
Pirométrica
Características
- Termopar tipo T (CUCO - 180 a 370 ºC), sua principal característica é a excelente resistência à corrosão , sendo utilizado em temperaturas negativas. - Termopar tipo J (FECO 0 a 800 ºC), recomendado para utilização no vácuo e em atmosferas oxidantes.
Não recomenda-se a utilização deste Termopar em locais que contenham enxofre.
- Termopar tipo K (CRAL 0 a 1200 ºC), este
Termopar é o mais utilizado na indústria em geral, pois tem uma excelente resistência à oxidação em
Termopares Nobres
Estes Termopares são classificados como Termopares nobres, por apresentarem um alto grau de pureza e homogeneidade de suas ligas, baixa potência termoelétrica e uma excelente precisão de leitura. O custo de um Termopar nobre é relativamente maior que os Termopares básicos. A composição química de suas ligas são na maioria das vezes de platina.
- Termopar tipo S (PTRHPT 10% 0 a 1600ºC)
Este é o mais conhecido e usado entre os Termopares nobres, possui uma precisão altíssima e uma ampla faixa de utilização, alta repetibilidade de leitura, baixa potência termoelétrica, com todas essas características este Termopar é utilizado em laboratórios de calibração como um Termopar padrão. A composição da sua liga, é de 90% platina e 10% ródio, na sua faixa de trabalho é recomendado para trabalhar em locais oxidantes sempre com tubos de proteção cerâmica.
- Termopar tipo R (PTRHPT 13% 0 a 1700ºC)
Possui as