termomêtro a gás
FEELT- Faculdade de Engenharia Elétrica
Termômetro a gás a volume constante
Professora: Viviane
Curso: Ótica e Termodinâmica
Aluno:
Diego Augusto de Lima Santana 11021EEL059 ___________________
Lucas Alves Favaro 11021EEL029 ___________________
Ramon Silvério Oliveira Santos 11111EEL061 ___________________ Frederico Colmanette Martins 11211EEL005 ___________________ Leandro Pains Moura 11121EEL069 ___________________
Uberlândia, 12 de julho de 2013
Introdução
No estudo do equilíbrio mecânico são preciso somente três constantes: dimensão, massa e tempo. No entanto existem outros fenômenos que não podem ser expressos nas grandezas anteriormente referidas, fenômenos tais como efeitos térmicos e de transporte de calor. Para o estudo destes é necessário conhecer bem um grandeza, a temperatura.
A temperatura pode ser considerado um fenômeno físicos que descreve um sistema ao qual vulgarmente se associa as noções de frio e calor, bem como as transferências de energia térmica. A nível físico e microscópico a temperatura é a medida da energia cinética associada ao movimento aleatório das partículas.
N determinação da temperatura de vários sistemas, teremos de escolher um sistema de referência, sistema esse que quando em contato com o sistema qual queremos encontrar a temperatura se encontre em equilíbrio com os outros mesmo, podendo-se registrar a temperatura através da análise de coordenadas. O sistema mais comum que se conhece é o termômetro. O termômetro registra a temperatura de equilíbrio deste com o sistema que se quer medir. Este método de análise está de acordo com a Lei Zero da Termodinâmica, que nos diz que se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro eles estão em equilíbrio térmico entre si.
As principais características de um termômetro são listadas a baixo: