termometria
Escola de Engenharia
Engenharia Mecânica
Energia & Fenômenos de Transporte
Termometria e Psicrometria
Medições Térmicas - ENG03108
Prof. Paulo Smith Schneider www.geste.mecanica.ufrgs.br pss@mecanica.ufrgs.br
GESTE - Grupo de Estudos Térmicos e Energéticos
Setembro de 2000; última revisão 2012-2 ;
Porto Alegre - RS - Brasil
UFRGS - Engª Mecânica - Medições Térmicas – Termometria e Psicrometria - Prof. Paulo Schneider
TERMOMETRIA
1. Fundamentos
O que é temperatura?
Quando dois objetos são colocados em contato térmico, aquele com maior energia será resfriado enquanto o de menor energia será aquecido, até que atinjam o equilíbrio térmico, marcado pela ausência de trocas entre eles. Nesse momento, pode-se dizer que a TEMPERATURA é uma quantidade que é a mesma para ambos os corpos ou sistemas quando eles estão em equilíbrio térmico.
O equilíbrio pode ser alcançado para mais de 2 corpos ou sistemas, e não depende do tipo de objeto. A afirmação "se dois sistemas estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro, então eles devem estar também em equilíbrio entre si" constitui a Lei Zero da Termodinâmica. Em outras palavras, se três ou mais sistemas em contato térmico estão em equilíbrio, então quaisquer dois sistemas separados estarão em equilíbrio entre si, e um deles pode ser um instrumento calibrado para medir a temperatura (um termômetro!).
Termômetros e escalas de temperatura
Galeno, em 170 DC propôs um padrão "neutro" de medida da temperatura, formado por quantidades iguais de água em ebulição e por gelo, e estabeleceu 4 graus de calor e frio no entorno dessa resultante.
Após vários avanços, foi em 1724 que Gabriel Fahrenheit, um fabricante de instrumentos de
Amsterdã usou o mercúrio como líquido termométrico. Ele notou que sua expansão era grande e uniforme, não era aderente ao vidro, permanecia líquido para uma faixa grande de temperaturas, e sua cor prata facilitava a