TERMOGRAFIA DE CONTATO
SEMIOLOGIA
Athaynara;
Conceição;
Léa;
Luzimeiry;
Mirian;
Suelen;
Thalita.
TECMB02
TERMOGRAFIA DE CONTATO
2
INTRODUÇAO
A termografia de contato, tornou-se atualmente um recurso de suma importância na identificação da FEG para os tratamentos estéticos da Paniculopatia, onde a mesma já é utilizada há anos para outras aplicações como dermatologia, reumatologia, angiologia e medicina estética.
Tendo como finalidade uma melhor avaliação e conduta estética do quadro do paciente com um exame rápido, eficaz e não invasivo com as placas da Termografia de
Contato.
3
OBJETIVO
A placa amarela é utilizada para climas, temperaturas ou extremidades corporais quentes. A placa verde é utilizada para climas, temperaturas ou extremidades corporais frias.
4
História da termografia
Os
filósofos e médicos gregos (Platão, Aristóteles,
Hipócrates e Galeno) reconhecem e se encantam com a relação entre o calor e a vida.
Mas, como não havia um mecanismo que identifica-se esse calor que espalhava-se pelo corpo, mas por outro lado, a respiração era vista como um mecanismo óbvio de resfriamento, pois podia sentir a temperatura mais quente do exalado (LOMAX, 1979).
Através deste conceito Hipócrates notou: ¨... quando uma parte do corpo é mais quente ou mais fria do que o restante, então a doença está presente nesta parte¨(ADAMIS, 1939)
Hipócrates sentia o calor radiante com o dorso da sua mão e então confirmava esfregando a área com lama e observava onde ela secava e endurecia primeiro. Assim nasceu a
Termografia.
5
A
termografia utilizada na estética é denominada Termografia de Contato, sendo essa uma técnica que começou a ser desenvolvida na década de 60 e foi realizado com um sistema criado na Itália.
Este material é aplicado na superfície, ele muda de cor, refletindo a temperatura e a superfície pode ser então fotografada diretamente, com os
padrões