Termoelétrica e termonuclear
Termelétrica(ou Termoelétrica)
é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, com bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural.
é a energia obtida através da queima de combustíveis renováveis ou não. Tal operação é realizada em usinas chamadas de Usinas Termoelétricas. Elas geralmente funcionam com algum tipo de combustível fóssil, como gasolina, carvão, petróleo ou gás natural.
Ela é uma maneira de transformar a energia encontrada em um combustível em uma forma de energia elétrica.
A energia termoelétrica é feita a partir de queimas de grandes quantidades de combustível isso gera um aumento no “efeito estufa” aumentando o nível de poluição do ar.
Quando Surgiu:
A primeira usina termoelétrica surgiu em 1882, instalada em New York. Nessa época o Brasil ainda estava vivendo sob o Império, governo de Dom Pedro II. A primeira termelétrica no Brasil foi inaugurada em 1883, em Campos (RJ), com a potência de 52 kW.
Funcionamento:
A termoeletricidade é produzida por um gerador e transportada até os locais de consumo por linhas de transmissão. Este gerador é impulsionado pela energia resultantes da queima de um combustível. Ao queimar, o combustível aquece a caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador.
Vantagens:
Podem ser construídas próximas a centros urbanos, diminuindo as linhas de transmissões e desperdiçando menos energia; O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.
Usina Termelétrica na Cidade do Cabo