termoeletrica
Etapa 1 - EXTRAÇÃO E TRANSPORTE DO CARVÃO:
O carvão mineral é extraído da mina a céu aberto. Sua fragmentação é feita com detonações de dinamite e, posteriormente, britagem para uniformizar o tamanho dos pedaços. O transporte para o abastecimento da Usina, distante 2,5 km da Mina, é realizado por correias transportadoras.
Etapa 2 - PREPARAÇÃO E QUEIMA DO CARVÃO:
Já na Usina, o carvão é armazenado em silos. Antes de ser conduzido para as fornalhas das caldeiras para queima, o carvão passa pelos moinhos pulverizadores, que têm a missão de moer o carvão até o pó, desta forma o aproveitamento térmico é melhor. Em pó, o carvão é injetado por um conjunto de ventiladores na fornalha das caldeiras para a queima em suspensão. Os gases ou a fumaça antes de ser expelida pela chaminé, passa por filtros para retenção das cinzas, evitando assim danos ao meio ambiente.
Etapa 3 - PRODUÇÃO DE VAPOR:
O calor liberado pela queima do carvão, atingindo até 1.300ºC, é transferido para a água que circula nos tubos que envolvem a fornalha. Desta forma é produzido o vapor que, ao final, na fase de injeção nas turbinas, atinge 540ºC.
Etapa 4 - TRANSFORMAÇÃO DO CALOR EM ENERGIA MECÂNICA:
A energia térmica liberada pelo carvão é transportada pelo vapor superaquecido até a turbina a vapor. A energia térmica contida no vapor é transformada em energia de velocidade, ou energia cinética. Essa transformação ocorre quando os bocais injetores dirigem o vapor em alta velocidade sobre as palhetas móveis das rodas do rotor da turbina, fazendo-o girar.
Etapa 5 - TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA EM ENERGIA ELÉTRICA:
O gerador de energia está acoplado diretamente ao eixo da turbina a vapor. Girando as rodas da turbina, o gerador de energia elétrica também gira, induzindo uma tensão (voltagem) e uma corrente elétrica. A conjugação da tensão com a corrente representa a energia elétrica. Assim,