termodinâmica
01) Os gases hidrogênio e oxigênio, em um cilindro, são queimados. Enquanto a reação ocorre, o sistema perde 1.150 J de calor para a vizinhança. A reação faz também com que o êmbolo suba à medida que os gases quentes se expandem. Os gases em expansão realizam 480 J de trabalho na vizinhança à medida que pressiona a atmosfera. Qual é a mudança na energia interna do sistema? (-1.630 J)
02) Calcule a variação da energia interna do sistema para um processo no qual ele absorve 140 J de calor da vizinhança e realiza 85 J de trabalho na vizinhança. (+55 J)
03) Um certo sistema absorve 300 J de calor e tem 700 J de trabalho realizado nele. Qual é a valor da energia interna do sistema? O sistema é endotérmico ou exotérmico?
04) O valor da energia interna de certo sistema sofre uma mudança de -1.455 J. Durante a mudança, o sistema absorve 812 J de calor. O sistema realizou trabalho ou o trabalho foi realizado pelo vizinhança?
05) Indique o sinal da variação de entalpia, H, em cada um dos seguintes processos realizados sob pressão atmosférica e informe se o processo é endotérmico ou exotérmico:
a) um cubo de gelo se derrete; a fusão do gelo é um processo endotérmico Δ H = “+”.
b) 1 g de butano (C4H10) é queimado em oxigênio suficiente para a completa combustão em CO2 e H2O;
06) Suponha que confinamos 1 g de butano e oxigênio suficiente para uma completa combustão em um cilindro. O cilindro é perfeitamente isolado, de modo que nenhum calor possa escapar para a vizinhança. Uma faísca inicia a combustão do butano, que forma dióxido de carbono e vapor de água. Se utilizássemos esse instrumento para medir a variação de entalpia da reação, o êmbolo subiria, cairia ou permaneceria constante?
07) Qual a quantidade de calor é liberado quando 4,5 g de gás metano são queimados em um sistema à pressão constante? (ΔH= -890 J)
08) Calcule ΔE e determine se o processo é endotérmico ou exotérmico para os seguintes casos:
a) Um