Termodinâmica - calor, trabalho e entalpia
Energia é um termo que aparece com frequência nos noticiários. A energia não é como a matéria, que se pode segurar. A energia é algo que a matéria pode possuir; algo que permite que os objetos se movam ou provoquem o movimento de outros objetos.
Quase todas as transformações químicas e físicas são acompanhadas de uma variação de energia. As variações de energia associadas à evaporação e à condensação da água regulam o clima em nível de sistema global. A queima de combustíveis produz variações de energia que usamos para movimentar os carros e gerar eletricidade. Nosso corpo usa a energia liberada no metabolismo dos alimentos para conduzir os processos bioquímicos.
Termoquímica – é uma especialidade da química que trata especificamente da energia absorvida ou liberada por reações químicas. É a parte da termodinâmica que estuda a transferência e a transformação de energia.
A termoquímica tem muitas aplicações práticas, mas também é de grande importância teórica porque permite uma associação importante entre as medidas de laboratório (como as variações de temperatura) e eventos que ocorrem em nível molecular na formação e no rompimento de ligações na molécula.
A energia é algo intangível, isto é, não podemos segurá-la com a mão para estudá-la e não pode ser colocada numa garrafa.
Energia é algo que um objeto tem se for capaz de realizar trabalho. Um objeto pode possuir energia de duas maneiras diferentes: como energia cinética e como energia potencial.
Energia cinética (EC ou EC) – é a energia que está associada ao movimento, como por exemplo, a energia de uma pedra rolando montanha abaixo; a energia das águas de uma cachoeira; a energia do vento; a energia elétrica (fluxo de elétrons) que percorre um condutor elétrico; as energias radiantes, como a energia solar; e a energia em forma de calor, ao se transferir de um corpo para outro.
Objetos, sejam eles bolas de tênis ou moléculas, podem possuir