Termodinamica
Professora: Graciele Berndt
Disciplina: Física experimental II
Experiência: Mola vibrante
Introdução
Imagine uma lagoa onde a água contida nela estivesse calma, com a impressão de estar em repouso. Agora imagine uma pedra sendo jogada nesta lagoa. A água, que antes estava calma, agora entra em movimento provocado pela perturbação feita pela pedra. Esta perturbação visível, chamada de pulso, é caracterizada pelo formato de círculos que aumentam o raio progressivamente. Esses movimentos formados na água são chamados de ondas, e essas ondas se propagam para todos os lados, quando vemos as perturbações partindo do local da queda da pedra, até ir à borda. Uma sequência de pulsos forma as ondas. Teoria
Temos então que a definição de onda é qualquer perturbação ou vibração (pulso) que se propaga em um meio, sendo este a fonte, que é qualquer objeto ou meio capaz de criar ondas. As ondas são formas de transmissão de energia (mecânica ou eletromagnética) e quantidade de movimento se um local para outro sem que haja transporte de matéria.
Chamamos de ondulatória a parte da física que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas. As ondas são classificadas quanto:
À sua natureza como:
Ondas mecânicas - Precisam de um meio mecânico para se propagar, não se propagam no vácuo. Exemplo: ar (som);
Ondas eletromagnéticas - Podem se propagar no vácuo e também em alguns meios materiais. Exemplo: luz, ondas de rádio, etc.
À direção da vibração como:
Ondas transversais - Vibram perpendicularmente à propagação;
Ondas longitudinais - Vibram de acordo com a propagação.
À direção da propagação como;
Ondas unidimensionais - Se propagam em apenas uma direção. Ex: onda de uma corda;
Ondas bidirecionais - Se propagam em até duas direções. Ex: onda provocada pela queda de algum material na água;
Ondas tridimensionais - Se propagam em todas as direções. Ex: