Termodinamica Reversivel e irreversivel
TURMA: QUINTA - 19:00
UNIFACS
Processos Termodinâmicos
• Processo Reversível:
É um processo no qual o sistema esta em equilíbrio a cada passo da transformação (processo quase estático). Nos processos reversíveis o sistema pode retornar as suas condições iniciais apenas revertendo a direção do processo termodinâmico.
• Processo Irreversível:
É um processo no qual é impossível para o sistema retornar as suas condições iniciais apenas revertendo o processo termodinâmico. Neste processo o sistema não esta em equilíbrio a cada passo da transformação.
Compressão isotérmica:
Um gás em contato com um reservatório de calor a mesma temperatura é comprimido lentamente a medida que colocamos areia sobre o pistão.
Na figura acima observamos um reservatório de calor contendo um gás que irá se comprimir à medida que adiconamos areia sobre o pistão.
Entropia
Se um processo irreversível ocorrer em um sistema fechado, a entropia do sistema sempre aumenta.
ΔS>0 Para um processo espontâneo.
ΔS = Sf − Si =
Exemplos:
Processo Reversível e processo Irreversível.
Para calcular a variação de entropia de um processo irreversível, utilizamos um processo reversível no qual os pontos iniciais e finais são os mesmos.
Ex: Expansão livre vs. Expansão isotérmica.
ΔS =
Entropia como Função de Estado
Para processos reversíveis:
dE = dQ - dW nCvdT = dQ – PDV
Integrando:
+
ΔS = nRln Vf/Vi + nCvTf/Ti
Exemplos de transformações espontâneas (então irreversível): a cristalização da água a -10°C sob pressão atmosférica: mesmo se a cristalização se acompanha de um aumento da ordem ( S < 0), a cristalização da água a -10°C é espontânea pois Q/T = H/T é muito negativo. as explosões as polimerizações: elas provocam um aumento da ordem no sistema, pois numerosas moléculas individuais são transformadas numa única molécula; um polímero pode, porém, polimerizar espontaneamente se a