Termodinamica 2
Passo 1
Com o desenvolvimento empírico da máquina a vapor realizado, principalmente, por Watt as aplicações se diversificam em todo o Reino Unido, espalhando-se, posteriormente, para o resto do mundo. O movimento dos pistões foi destinado a mover a maquinaria das minas e fábricas, as locomotivas a vapor e, a tudo isso, imprime rapidez nas transformações e nos movimentos, contribuindo de forma significativa para a Revolução Industrial. Neste contexto, surgiu
Nicolas Léonard Sadi Carnot, engenheiro francês cujo legado é um texto que foi publicado em 1824, antes de morrer aos 36 anos.
Potência motriz do fogo e Máquinas Próprias para Aumentar essa Potência – corresponde a um estudo sobre a potência e o rendimento das máquinas térmicas que, ao ser lido por Kelvin, recebe o seguinte comentário: não há nada mais importante em toda a extensão das ciências. Este documento contém a essência da segunda lei e segundo alguns historiadores da Ciência, ele funda o estudo da Termodinâmica. Ao questionar sobre o maior rendimento possível de uma máquina térmica, Carnot propõe que as transformações sejam reversíveis e formadas por duas etapas com trocas de calor, intercaladas com duas em que não ocorram trocas térmicas entre o sistema e a vizinhança, afirmando não haver rendimento superior a este em qualquer outra máquina térmica que opere dessa forma. Esta afirmação conhecida como teorema de Carnot pode ser enunciado da seguinte forma:
Nenhuma máquina térmica que opere entre dois reservatórios térmicos dados, não pode ser mais eficiente do que uma máquina reversível que opere entre os mesmos dois reservatórios.
Portanto, este teorema estabelece um limite natural para o desempenho da máquina térmica, ou seja, a taxa de conversão de calor em trabalho não deverá ultrapassar àquela realizada pela máquina de Carnot.
De acordo com as ideias de Carnot, o fluido térmico não deve entrar em contato com os corpos de temperaturas diferentes quando houver