Terminologia de Materiais e Pavimentos
Prof. José Tadeu Balbo
Terminologia dos Materiais
A estrutura de pavimento é concebida, em seu sentido puramente estrutural, para
receber
e
transmitir
esforços;
para
que
funcione
adequadamente, todas as peças que a co mpõe devem trabalhar a deformações compatíveis com sua natureza e capacidade portante, isto é, de modo que não ocorram processos de ruptura (pelo menos de forma prematura e inadvertida) nos materiais que constituem as camadas do pavimento. As cargas são transmitidas de forma aliviada à fundação também de maneira criteriosa, de forma que não ocorram recalques incompatíveis com a utilização da estrutura, ou mesmo rupturas na fundação, gerando estados de tensão não previstos inicialmente nos cálculos e que induzem toda a estrutura ao mau comportamento e à degradação acelerada.
Tão-somente tentando uma definição, diz -se que o pavimento é uma estrutura composta por camadas sobrepostas de materiais compactados e assentadas sobre o subleito do corpo estradal.
Cada uma das camadas do pavimento possui uma ou mais funções específicas, sendo que o conjunto das mesmas deve proporcionar aos veículos as condições adequadas de suporte e rolamento em qualquer condição climática.
As cargas aplicadas sobre a superfície do pavimento acabam por gerar determinado estado de tensões na estrutura, que muito dependerá do comportamento em campo de cada uma das camadas. Deve ser recordado que as
cargas
são
aplicadas
por
veículos,
sendo
portanto
cíclicas
(repetitivas).
Em linhas gerais pode-se dizer que as cargas geram esforços solicitantes verticais e horizontais. Os esforços verticais podem ser reduzidos a solicitações de compressão e de cisalhamento; os esforços horizontais podem inclusive solicitar certos materiais à tração. Como tais solicitações podem condicionar uma escolha de camadas?
Considere-se, por exemplo, uma camada de material britado