terminal de consulta turistica
Variáveis: tempo, custo, escopo.
Os conhecimentos e práticas em gerenciamento de projetos propostos pelo PMBoK são organizados conforme os processos definidos no item 3.4 – Processos do Gerenciamento de Projetos e nestas nove áreas de conhecimento:
Tempo Processos requeridos para assegurar que o projeto será concluído no prazo planejado;
Custo Processos requeridos para assegurar que o projeto será concluído dentro da estimativa de custos aprovada;
Qualidade Processos necessários para assegurar que o projeto irá satisfazer os requisitos dos clientes;
Recursos Humanos Processos requeridos para tornar mais efetivo o uso das pessoas envolvidas (stakeholders) com o projeto;
Escopo O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é o fim, o propósito, o desígnio. Em projetos pode-se entender também como o limite de, ou o que vai atingir uma determinada operação e dentro de qual recursos de sistema podem ser utilizados.
Gerenciamento de escopo no projeto É o processo formal de autorização de um novo projeto ou de continuidade de um projeto já existente para a passagem para uma nova fase. De uma maneira geral, os projetos são autorizados como resultado de um ou mais pontos.
EAP nada mais é do que a estrutura analítica do projeto, sua principal função é quebrar o projeto em pequenas partes deixando-o manejável e de fácil controle.(Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS). A EAP é estruturada no formato de árvore hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas que precisam ser feitas para completar um projeto.
Gerente de projeto Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.Na versão atual do PMBOK, tríplice restrição foi eliminada, passando a