Termeletrica
Termelétrica
Alunos: Aysla Ferreira Chaves Guimarães
Andrea Cristina Tranzil
Henrique Gabriel Santos Ferreira
Maria Sirlange Ferreira Silva
Prof. Willian Paulo Graciano
Data: 26 de março de 2014
Passos-MG
CONCEITOS
Termelétrica: Instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo, combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.
(http://www.fcmc.es.gov.br/Usina_termeletrica.pdf acessado em 12/03/2014 às 14h45min).
A geração de energia elétrica se dá através de um processo que consiste em três etapas.
Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.
A segunda consiste na utilização deste vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador elétrico.
Na terceira etapa, o vapor é condensado, transferindo o resíduo de sua energia térmica para um circuito independente de refrigeração, retornando a água à caldeira, completando o ciclo. (http://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_term_funciona.asp acessado em 12/03/2014 às 14:47)
REALIDADE NO BRASIL E NO MUNDO
A termelétrica na matriz brasileira representa aproximadamente um quarto da capacidade do País, só perdendo para a modalidade hidrelétrica, hoje predominante, com 70% da produção. Os números mais recentes da Aneel indicam que existem 1384 usinas termelétricas em operação no Brasil.
Os dados oficiais indicam ainda um perfil claro sobre as usinas termelétricas brasileiras: estão concentradas no Sudeste (43%) e no Norte (26%), usam predominantemente combustíveis fósseis (70%), com destaque para o óleo diesel, adotado em 829 das 1384 usinas em operação, seguido pelo gás natural (6,7% do total de UTEs em operação).
As usinas térmicas não são propriamente eficientes,