Term Metros
ALUNA: Maria Eduarda Faedo
SÉRIE: 2ª4
PROFESSORA: Rosana Ceregatti
TERMÔMETROS
CURITIBANOS, 17 DE MARÇO DE 2015
INTRODUÇÃO:
A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podermos medir seu valor.
TERMÔMETRO DE RADIAÇÃO:
Atualmente são utilizados os termômetros de radiação que atuam a grandes distâncias, isto é, sem contato com o objeto. São usados nos satélites meteorológicos para a obtenção da temperatura na atmosfera e na superfície da Terra e podem medir temperaturas entre -50oC e 3000oC. Um exemplo de termômetro desse tipo é o pirômetro óptico.
Também são usados em equipamentos de visão noturna sendo possível identificar pessoas, animais e até vegetais mais quentes que outros em uma floresta. A essa técnica dá-se o nome de termografia.
TERMÔMETRO DIGITAL:
O termômetro digital é um instrumento amplamente utilizado em empresas, destinados a medir temperatura em processos e produtos diversos, que não necessitam de uma medição constante, apenas esporádica. É também utilizado para avaliar a temperatura corporal que pode ser usado em diferentes regiões do corpo, desde axila, ouvido ou ânus, por exemplo.
É importante que a pessoa use termômetro para medir a temperatura sempre que tem sintomas de febre, como tremores e vermelhão na face.
TERMÔMETRO BIMETÁLICO:
Quando