terceiro setor
O Terceiro Setor é constituído por organizações criadas por iniciativas privadas que geram bens e serviços de caráter público. Essa característica marcante do Terceiro Setor é que o distinguem dos outros dois setores tradicionais: o Estado e o mercado. Essa distinção baseia-se em uma visão conceitual da sociedade em que se dá relevância às possíveis formas de se constituir organizações.
O terceiro setor tem sido um dos agentes imprescindíveis no processo de assistência às populações carentes, em razão de sua política baseada na execução de projetos e programas capazes de incentivar a geração de emprego e renda, bem como despertar as comunidades para a exploração de atividades que possam assegurar sua sobrevivência. Ele tem sido visto como um conjunto de organizações e iniciativas privadas que visam à produção de bens e serviços públicos que não geram lucro, mas respondem a necessidades coletivas.
Para Rothgiesser (2004, p. 2), “o terceiro setor consiste em cidadãos que participam de modo espontâneo e voluntário de ações que visam o interesse social. Isto vem mostrar algo em comum com o Estado que é o fato de ambos cumprirem com uma função eminentemente coletiva”.
"Se uma sociedade livre não pode ajudar os muitos que são pobres, acabará não podendo salvar os poucos que são ricos". -John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos.
O Terceiro Setor se desenvolveu com tal velocidade que, praticamente, vem estimulando a criação de um novo mercado de trabalho para alimentar suas necessidades de profissionais especializados na área. Este mercado vem crescendo tanto para as suas atividades-fim como para suas atividades-meio.