TERCEIRO SETOR 2015
TERCEIRO SETOR
Setores
Governo
Empresa
Sociedade Civil Organizada
Funções
Governo:
Tem funções políticas, legislativas e administrativas, isto é, entre outras coisas, negociar com outros
Estados ou organizações internacionais, propor leis à Assembléia da República, estudar problemas e decidir sobre eles (normalmente fazendo leis), fazer regulamentos técnicos para que as leis possam ser cumpridas, decidir onde se gasta o dinheiro público, tomar decisões administrativas para o bem comum, de acordo com a lei.
Paradigma
O desafio torna-se ainda maior em face da crise dos paradigmas de desenvolvimento. temática da mudança social cede lugar à elaboração de políticas pontuais, focalizadas, compensatórias, que são claramente insuficientes e dirigidas apenas aos grupos mais pauperizados da sociedade. surgem várias teorias que procuram equacionar a questão social. O tema da governabilidade ganha destaque. Reformulação das estratégias governamental.
Lacunas
Educação,
Saúde,
Cultura, esporte e lazer;
Bem estar social
“espaço não contemplado pelo Estado”
Empresa
Sociedade Empresária
“Tem por objetivo o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro”. (art
982) código civil.
O objetivo é a lucratividade
Responsabilidade Social
Doações
Parceiros
Produtos ecologicamente correto
Investimento em programas
Retorno – marketing
Surgindo o Terceiro setor
Segundo Aquino Alves (1999, p.69):
“O Terceiro Setor é o espaço institucional que abriga ações de caráter privado, associativo e voluntarista que são voltadas para a geração de bens de consumo coletivo, sem que haja qualquer tipo de apropriação particular de excedentes econômicos que sejam gerados no processo.”
A expressão “terceiro setor”
Surgiu nos Estados Unidos e sabe-se que este signo lingüístico faz parte do vocabulário sociológico corrente que foi traduzido como “Third
Sector”
Na Inglaterra, devido ao seu caráter tradicionalista,
é