Terceirização
Essa nova modalidade é a tendência de transferir, para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa ou uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros - com os quais se estabelece uma relação de parceria - ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.
Importante destacar as palavras-chaves das definições de terceirização e que assegurado o seu pleno entendimento, representam perspectivas de sucesso da aplicação da terceirização, e que são: “Processo de gestão” e “Parceria”. O conceito processo de gestão é definido como uma ação sistêmica, processual, que tem critérios de aplicação (início, meio e fim) e uma ótica estratégica dimensionada para alcançar objetivos. Já o conceito de parceria, representa quando o fornecedor se integra num comprometimento de verdadeiro sócio do negócio do cliente.
A terceirização originou-se nos EUA, logo após o início da II Guerra Mundial. As industrias bélicas tinham como desafio concentrar-se no desenvolvimento da produção de armamento (atividades-fim) a serem usados contra as forças do Eixo, e passaram a delegar algumas atividades de suporte (atividades-meio) a outras empresas prestadoras de serviços mediante contratações.
Na década de 80, o mercado sinalizou novas mudanças para as corporações. O que se retratava era uma questão máxima: cada vez mais o cliente, se tornava o "centro das atenções" das empresas, e este ato de