Terceirização
Terceirizar é transferir para outras empresas atividades não essenciais da empresa, mediante contrato. As empresas para obter um resultado no mercado competitivo e crescer, foram terceirizando seus serviços. Podem-se terceirizar todos os tipos de serviço, como: transporte, restaurante, limpeza, assistência médica, entre outros, e ainda pode incluir peças para serem incorporadas no produto final.
Histórico
Desde o início da revolução industrial era comum a contratação de escritórios de contabilidade e de serviços jurídicos, que caracterizavam um processo de terceirização em pequena escala. Muitas empresas, desde o início da era industrial, terceirizam alguns serviços ou compravam algumas peças de terceiros. Portanto a terceirização é um processo antigo. A necessidade de um aumento muito rápido na produção fez melhorar os produtos e os processos de produção especialmente em especificações dos ajustes e das tolerâncias das medidas das peças.
No Brasil a terceirização teve um crescimento na implantação da indústria automobilística onde inovou ao contratar serviços de produção dentro da sua fábrica.
Vantagens da terceirização
1. Diminui os riscos, com redução dos custos fixos. A terceirização transforma os custos fixos em variáveis, o que aumenta a capacidade da empresa de responder as mudanças do ambiente externo. Isso faz com sejam encontrados novas formas de reduzir custos e buscando mais velocidade das mudanças e as variações nas demandas por qualquer outro produto.
2. A empresa busca escolher os especialistas que mais lhe que convém, tendendo assim a reduzir os problemas administrativos, concentrando-se na atividade principal. A empresa deixa de perder tempo em aprender e administrar atividades que não são focos de seu interesse. O importante é agregar valores aos produtos ou serviços prestados ao cliente final.
3. Redução do pessoal da empresa e assim reduz os custos trabalhistas. Redução do pessoal na empresa permite reduzir