Terceirização
Uma consultoria externa bem feita pode ajudar a empresa a montar uma estratégia de terceirização, definir quais as áreas que devem ser passadas ao provedor de serviços e a selecionar o parceiro para um empreendimento de longo prazo e de pleno sucesso.
Antes de mais nada, a organização deve se perguntar: “O que pode ser terceirizado?” Há 4 respostas básicas para essa questão:
- O que não é estratégico.
- O que tem vantagem de escala num provedor de serviços externos.
- O que tem peso excessivo no orçamento de Tecnologia da Informação.
- As tecnologias que sofrem evolução muito rapidamente.
• Etapa 1 : Identificação das oportunidades de terceirização e avaliação dos objetivos O processo de terceirização inicia com a análise detalhada das atividades de um projeto, visando identificar quais não são essenciais para a empresa. Essas atividades são analisadas do ponto de vista custo x benefício e de sua importância estratégica para a empresa. Uma estratégia de terceirização bem-sucedida deve conduzir ao processo de avaliação dos objetivos e seleção de parceiros, seguida de uma negociação de contratos e gerenciamento do relacionamento com os fornecedores de serviços. É fundamental a contratação de uma consultoria para ajudar na formulação das políticas de terceirização. É importante avaliar todos os riscos desse processo. Trata-se de uma avaliação pragmática sobre o quanto a organização está disposta a mudar. Essa avaliação envolve fatores culturais, financeiros, contratuais e estatutários, mas varia conforme o tipo de empresa. É bom lembrar que a consultoria fornecida por terceirizados deve proporcionar à empresa várias alternativas para seus problemas, ficando a decisão a cargo de seu diretor. Depois de concluir que a organização é capaz de alcançar um grau suficiente de mudança, deve-se autorizar o processo de terceirização. Quem se prepara e vence essas barreiras geralmente não se