terceirização
A Terceirização é um fenômeno que avança no mundo, propondo uma ampla visão de mercado, fazendo constantes atualizações em muitos segmentos. No Brasil, essa forma de contratar se intensificou a partir dos anos 1990.
A justificativa para a terceirização devese à expectativa de conseguir uma redução de custos e ganho em qualidade e produtividade, assim a sua organização poderá dedicar integralmente o seu próprio negócio.
Terceirização
A terceirização é uma prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades, pode ser usada para atividade-meio e atividade-fim. É considerada como uma forma de redução de custos com os trabalhadores das atividade-meio da empresa, pois ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividade-meio.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade que se tem interesse em terceirizar. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultado compatível com os serviços orgânicos, sem os problemas burocráticos.
Como utilizar a mão de obra terceirizada
A forma de contratação de empregados no Brasil está, a cada dia, mais diversificada. Uma das formas de contratação com a qual nos deparamos frequentemente, principalmente nos grandes centros urbanos, é aquela conhecida como “terceirização de mão de obra” ou “contratação de serviços terceirizados”. Essa forma de contratação contribui com o decréscimo do índice de desemprego,