Terceirização
Terceirização
Vantagens e Desvantagens de Terceirizar Serviços
Sumário
1. Introdução
A terceirização teve sua origem na Segunda Guerra Mundial, quando em período de grande recessão, se fazia necessário um sistema inteligente de produção rápida, proporcionando a ocupação da mão-de-obra ociosa existente. Além de promover vantagens competitivas, destacando-se entre elas a redução de custos sem perder a qualidade na produção.
Esta estratégia gerencial inovadora na época tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas pelas indústrias nos dias de hoje. A base do seu conceito é o relacionamento comercial, fundamentado na condição da parceria. E esta por sua vez constitui-se como um solucionador de problemas organizacionais, tanto no tocante a industrialização, a administração e principalmente na prestação de serviços com o fornecimento de mão-de-obra qualificada.
O rompimento de uma parceria no processo de terceirização, pode acontecer a qualquer momento, tanto por ter dado certo ou simplesmente porque os resultados foram extremamente insatisfatórios. Sendo que no primeiro caso, pode ocorrer em virtude do grau de crescimento e importância da empresa terceirizada, forçando assim, o contratante a retomar seu negócio de forma direta ou ir em busca de uma nova parceria de terceirização. E, no segundo caso, por haver uma necessidade de reverter a terceirização em função do descumprimento de algumas cláusulas respectivas as políticas de qualidade, prazo de entrega, etc, previamente estabelecidas no contrato de parceria de terceirização.
2. Contextualização
Atualmente a terceirização de serviços vem ganhando espaço no mercado de trabalho. Com a criação deste novo modelo de gestão empresarial houve uma revolução na economia mundial disseminando-se rapidamente no Brasil, trazendo consigo vantagens e desvantagens nos serviços prestados por diversos tipos de