Terceirização
TERCEIRIZAÇÃO
SÃO PAULO, 2013
O QUE É TERCEIRIZAÇÃO?
Terceirização a tendência de transferir, para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa ou uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros - com os quais se estabelece uma relação de parceria - ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.
É um procedimento administrativo que possibilita estabelecer um processo gerenciado de transferência, a terceiros, da atividade-meio da empresa, permitindo a esta concentrar-se na sua atividade principal.
HISTÓRIA
A história nos conta que a terceirização teve sua origem na Segunda Guerra Mundial, quando em período de grande recessão, se fazia necessário um sistema inteligente de produção rápida, proporcionando a ocupação da mão-de-obra ociosa existente. Além de promover vantagens competitivas, destacando-se entre elas a redução de custos sem perder a qualidade na produção.
Esta estratégia gerencial inovadora na época tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas pelas indústrias nos dias de hoje. A base do seu conceito é o relacionamento comercial, fundamentado na condição da parceria. E esta por sua vez constitui-se como um solucionador de problemas organizacionais, tanto no tocante a industrialização, a administratição e principalmente na prestação de serviços com o fornecimento de mão-de-obra qualificada.
Contudo, em pleno século XXI, as recentes pressões por melhoria na qualidade dos produtos e a própria competitividade de mercado; vêm exigindo novas práticas e posturas gerenciais audaciosas, o que faz com que as relações com as empresas terceirizadas sejam um verdadeiro pacto pelo mútuo interesse e pelo desenvolvimento de ações de