Terceirização de Frota
Técnica administrativa utilizada pelas empresas para repassar algumas de suas atividades, acessórias e de apoio a terceiros, com os quais se procura manter uma relação de parceria, isto para que as mesmas possam concentrar-se mais fortemente no negócio em que atuam, em busca de maior competitividade. Outra definição, diz que terceirização é o ato de conferir a terceiros a execução de atividades não essenciais da empresa, com o objetivo de reduzir custos e conseqüentemente, gerar uma maior a flexibilidade, qualidade, produtividade e especialização, por meio da liberação da empresa para focar na sua atividade-fim.
A terceirização como processo e técnica de gestão administrativa surgiu nos Estados Unidos, Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, as indústrias de armas necessitavam direcionar o seu foco para a produção de armamentos, conseqüentemente, delegaram a terceiros as atividades suporte, mediante contrato. No Brasil, a primeira onda de terceirização apareceu com a vinda de indústrias automobilísticas multinacionais, a partir da década de 1950. As fábricas eram apenas montadoras de automóveis, dependentes das produtoras de peças e acessórios, naquele momento a terceirização possibilitou que a indústria se tornasse mais ágil.
Objetivo:
A terceirização de Frota.
Ganhos Alcançados:
Ao terceirizar a frota, a empresa poderá concentrar mais os seus recursos em sua atividade-fim, deixando que a Locadora de Automóveis cuide de todos os detalhes de administração da frota. Há um aumento de disponibilidade para foco no seu mercado, gerando aumento da competitividade em relação a seus concorrentes.
Vantagens:
A terceirização de frota é altamente vantajosa, já que o cliente utiliza um carro novo sem precisar arcar com os custos de manutenção, do seguro, dos impostos e da depreciação do veículo. Ao optar pela alternativa do aluguel, a empresa transfere para a locadora não só a responsabilidade pela