Terceirizaçao
O que é?
A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.
Significa passar adiante (para terceiros) a responsabilidade pela execução de determinada atividade ou conjunto de atividades e pagar por isto. Passa o serviço e a responsabilidade.
.
Terceirização na Sociedade moderna.
A primeira vez que surgiu a modalidade chamada terceirização no capitalismo moderno foi durante a 2ª Guerra Mundial nos Estados Unidos. As indústrias bélicas precisavam produzir mais e decidiram se concentrar nas atividades-fim (produção de armas e munições) e contratar outras empresas para as atividades-meio.
Nos anos 80, o processo de terceirização das grandes empresas tomou forma. No Brasil, a tendência chegou aos anos 90. Na época de reengenharia, as empresas, a fim de baratear custos, tiveram que verificar exatamente o que é sua atividade-fim e o que é sua atividade-meio. A maioria das empresas começou a terceirizar escolhendo as áreas mais simples como serviços gerais ou segurança.
Classificação.
A terceirização pode ser classificada conforme dois critérios: a natureza do trabalho ou atividade que é realizada e o modo pelo qual se opera a terceirização. Segundo a natureza do trabalho que é terceirizado, têm-se funções da área tecnológica e da área administrativa. Segundo o modo pelo qual a terceirização opera, tem-se terceirização parcial e total. Ele ainda destaca as principais atividades a sofrerem terceirização (Outsourcing), que seriam: sistemas de informação, serviços de processamento, e processos de negócios. Também, ressalta as características do processo de terceirização, como sendo um processo de