Terceira Idade
Malgarete Scaratti
CREFITO 59010-F
Cel.: 81334107
Canoas – RS
TERCEIRA IDADE – saúde física e emocional
Objetivo Geral: Garantir a atenção integral das religiosas residentes partindo de ações que visem a prevenção atraves do exercicio fisico, promovendo o bem-estar, proporcionando qualidade de vida.
Objetivos Específicos:
Trabalhar o cognitivo, estimulando a memória;
- Incentivar a sociabilização dos idosos, proporcionando lazer;
Desenvolver programas de atividades físicas;
Trabalhar a percepção corporal;
Melhorar a auto-estima;
Melhorar a coordenação e equilíbrio;
Manter a independência funcional;
JUSTIFICATIVA:
Promover a saúde é obrigação de todos os profissionais da área da saúde; a promoção da saúde no âmbito da gerontologia representa um desafio emocionante para o fisioterapeuta (PICKLES, 2000). O processo normal do envelhecimento se caracteriza pela diminuição da capacidade funcional dos diversos órgãos e tecidos, o que acarreta um risco aumentado de doenças, na sua maioria crônico-degenerativas (KANE, 1985; NETTO, 1996). Não é somente a identificação da doença o pilar de sustentação da atenção de saúde na terceira idade, mas a avaliação de incapacidades funcionais e suas causas, as quais nem sempre estão linearmente relacionadas às doenças presentes. O envelhecimento, o estilo de vida sedentário e as doenças contribuem para a redução da capacidade física do idoso (PERNISA, 1987; NETTO, 1996).
O trabalho fisioterápico é um grande aliado na prevenção e tratamento da imobilidade e instabilidade postural, diminuindo a vulnerabilidade a quedas, exercendo grande influência sobre o organismo do idoso, através de seus mais variados recursos terapêuticos. Representa a possibilidade de prevenir ou postergar patologias e incapacidades funcionais e, é também um importante recurso para a recuperação, manutenção ou adaptação àquelas já existentes. O movimento, por