Terapias fonoaudiológicas para detecção sonora
Objetivo: Estimular a percepção auditiva e localização dos sons.
Meio:
A Terapeuta esconderá na sala um despertador que deverá despertar em poucos minutos, E o Paciente deverá por sua vez ir a procura do som do relógio e acha-lo.
Pintando no ritmo
Objetivo: Percepção sonora.
Meio:
O paciente deverá pintar enquanto ouve a música e quando a música parar ele deverá parar de pintar, e voltar a pintar quando a música voltar a tocar.
Sons fortes e fracos.
Objetivo: Percepção de intensidade do som.
Meio:
Por meio de um apito, O paciente deverá manter-se de costas para a terapeuta, quando o paciente ouvir o apito bem alto e de longa duração deverá ficar de pé.
E quando ouvir o som fraco e de curta duração deve sentar-se.
Detecção sonora
Objetivo: Fazer com que o paciente perceba a presença do som
Meio:
O paciente deve estar realizando uma atividade, quando a terapeuta tocar o sino o mesmo deve levantar umas das mãos, mostrando que percebeu o som.
Quando crianças pequenas a mesma atividade devem ser realizadas, porém a Terapeuta deverá observar se a criança direcionará o olhar para o som, procurando-o.
Palmas
Objetivo: Percepção sonora
Meio:
A Terapeuta deverá bater palmas, e o paciente deverá contar quantas palmas a terapeuta bateu, ou a terapeuta deve fazer um ritmo com palmas e o paciente deverá imitar.
Sons lá fora
Objetivo: Fazer com que o paciente detecte os sons externos.
Meio:
A terapeuta e paciente devem manter-se em silencio por alguns minutos, e o paciente deverá descrever os sons externos a sala.
Ex: Pessoas conversando, porta batendo, passos,