Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional
I.
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, em especial nas últimas duas décadas, a área da Saúde passou por grandes avanços no aprimoramento de tecnologias e técnicas que, somados a melhores condições de saúde dos indivíduos e populações, possibilitaram tratar e/ou curar doenças e agravos à saúde humana, até então não disponíveis.
O progresso no campo sanitário, os padrões nutritivos das pessoas e o desenvolvimento de novas tecnologias em todos os campos, estão mudando substancialmente o quadro da saúde no
Brasil e no mundo.
Nos últimos cem anos é difícil apontar o marco mais significativo para a Humanidade, mas pode-se dizer que ela tem três fases decisivas: a invenção da Penicilina, das vacinas e o mapeamento genético de doenças por meio do DNA.
Paralelamente, criaram-se novas profissões especializadas que passaram a atuar na prevenção e tratamento dos mais variados tipos de doenças, agravos ou de suas consequências.
Uma dessas profissões é a Terapia Ocupacional, que atua no tratamento ou reabilitação de indivíduos incapacitados, impossibilitados ou limitados a desempenhar atividades ou funções devido a algum problema de saúde ou em decorrência de determinada condição física, mental, social ou relacionada a um determinado ciclo de vida (como na 3ª Idade).
Este ano, um dos temas da Expo Unimor é Saúde no Brasil. Foi proposta esta pesquisa para os alunos do 9º ano, conforme o roteiro estabelecido e o tema específico para cada turma. Para os alunos do 9º Ano B foram definidos como subtemas: Ética Médica, Problemas e Avanços da Saúde e
Terapia Ocupacional, abordados com maior frequência e ênfase nas diversas mídias e veículos de comunicação devido à sua grande importância.
A seguir são apresentadas as informações levantadas em sites na internet com o resultado da pesquisa feita que é parte das atividades para a Expo Unimor 2014.
II.
DESENVOLVIMENTO
O conceito de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas tanto do estado da