Terapia Ocupacional
O trabalho a seguir irá abordar os grupos de doenças neuromusculares e irá relatar o quadro clinico de cada uma delas suas e quais as alterações neurológicas e musculares a estimativa de tempo de vida do paciente em cada uma das doenças. Por que os pacientes são acometidos por essas desordens.
DOENÇAS NEUROMUSCULARES
As doenças neuromusculares são desordens hereditárias ou adquiridas que afeta a unidade motora: corpo do neurônio motor, plexos e raízes nervosas, nervo periférico, placa mioneural e tecido muscular. Doenças que afetam o trato cortiço espinal (trato piramidal) o cerebelo e as vias espinocerecelares também estão sendo relacionadas as doenças neuromusculares. 40 patologias já identificadas e englobam as doenças dos músculos (miopatias), as doenças dos nervos (neuropatias), doenças dos cornos anteriores da medula (atrofias espinhais). As principais doenças são as: esclerose lateral amiotrófica e a paresia familiar espatica (doença de strumpeel), as ataxias hereditárias das quais se destacam: as ataxias de friedreich e as doenças de charcot-marie-toothc ou adquiridas Poli neuropatias diabéticas e alcoólicas. Algumas são doenças progressivas e todas têm em comum a falta de força muscular, necessitando de apoio e ajudas técnicas semelhantes a cadeiras de rodas elétricas ou andarilhos para locomoção, computadores para a escrita, apoio de cabeça ou outras ajuda para manipulação.
As doenças neuromusculares causam alterações no sistema nervoso, podendo haver alterações na sensibilidade, movimento, força muscular, manutenção do vigor muscular, manutenção da tonicidade dos músculos e na marcha. Essas alterações no sistema nervoso causam fraqueza muscular, dificuldade para caminhar, dificuldades para engolir alimentos visão duplas flacidez muscular excessiva, atrofia (perda do volume muscular), dificuldades de locomoção, dificuldades para segurar objetos com as mãos, quedas frequentes etc.