Terapia Ocupacional no campo social: cultura e educação
Trabalho de conclusão da disciplina de do curso Terapia Ocupacional no campo social: grupos sociais e étnicos de Terapia Ocupacional do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Orientação: Profª Denise Dias Barros
São Paulo
2014
ÍNDICE
Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------------3
Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------------------3
Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------------8
Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------------------8
INTRODUÇÃO
Neste trabalho de conclusão da disciplina Terapia Ocupacional no campo social: grupos sociais e étnicos do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina; farei uma dissertação sobre o tema da educação vinculada aos conceitos da terapia ocupacional voltada a atividade social, principalmente em relação à cultura.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil é um país onde coexiste muita diversidade. Essa multiculturalidade faz com que intensifique os conflitos sociais e a assim, a desigualdade social.
A Terapia Ocupacional voltada para a área social é complexa para definição. Implica na preocupação que envolve a busca pela compreensão da constituição da desigualdade e da dominação, da apropriação desigual da produção e das formas de domínio que se formam em cada sociedade em sua história.
“Trata-se de compreender a formação da terapia ocupacional social como campo de reflexão e de intervenção, definida sociologicamente a partir da atenção a grupos sociais em processos de ruptura das redes sociais de suporte, [...] fora do eixo saúde-doença, [...] sem