TERAPIA OCUPACIONAL NA REABILITAÇÃO FÍSICA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE MEDICINA
GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL
EDNA CRUZ, ÉRIKA MACARIO, JULI CABRAL, THAYS ALVES
T.O GERAL:
Terapia Ocupacional na Reabilitação Física
Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro
2013
T.O GERAL:
Terapia Ocupacional na Reabilitação Física
Seminário apresentado ao Curso de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, como requisito para avaliação na disciplina de T.O Geral.
Orientadora: Tânia Fernandes
Rio de Janeiro
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROCESSO AVALIATIVO EM TERAPIA OCUPACIONAL 5
3 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO 5
4 AVALIAÇÃO INICIAL 6
5 PREVENÇÃO DE DEFORMIDADES 7
6 ÓRTESES 8
7 PRÓTESES 9
8 TECNOLOGIA ASSISTIVA 10
9 CONCLUSÃO 11
10 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A profissão Terapia ocupacional teve origem, oficialmente, nos Estados Unidos, no fim da Primeira Guerra Mundial, quando veteranos retornaram de suas atividades militares com diversas sequelas e necessidades de reabilitação. Devido ao longo tempo de hospitalização e por sua incapacidade funcional, eles necessitavam de intensa terapia física ou ocupacional. Esse período foi chamado de “reconstrução”, que está relacionado ao termo reabilitação, reabilitare (em latim), que significa restaurar.
O terapeuta ocupacional que trabalha na área da reabilitação física tem como decorrência de diferentes condições patológicas, oque interfere direta ou indiretamente em suas atividades cotidianas, tornando-o menos independente. Ao abordar de modo mais direto a disfunção motora do paciente, o terapeuta ocupacional faz uso de diversos 4tipos de atividades, como os exercícios, técnicas de manipulação corporal ou de reabilitação propriamente ditas; de equipamentos