Terapia Não Convêncional
A medicina não convencional é utilizada para o tratamento de numerosas afecções, sobretudo doenças crônicas. As razões para o seu uso incluem a iatrogenia provocada pela alopatia, o custo elevado da medicina oficial, a incapacidade da medicina convencional em solucionar as doenças crônico-degenerativas e a visão de que a medicina não-convencional é mais humana e personalizada.Sua popularidade se deve à visão integral do indivíduo e ao enfoque na atenção ao estado emocional e às necessidades do pacienteé largamente usada, mas há poucas informações sobre seus mecanismos de ação, eficácia e segurança.
Estudos mostram que a medicina não convencional vem sendo usado frequentemente em pacientes pediátricos, sobretudo oncológicos, como uma maneira de acrescentar ao tratamento convencional, ou devido insatisfação com os tratamentos anteriores, além da esperança na cura do câncer, tinham a intenção, na maioria das vezes, de potencializar o resultado do tratamento convencional e amenizar seus efeitos colaterais. A fitoterapia, o uso de suplementos alimentares, especialmente vitaminas em altas doses, homeopatia,tratamentos espirituais, orações, técnicas de relaxamento e massagens, estão entre as modalidades mais usadas em crianças.
O tratamento na maioria das vezes é utilizado por pessoas com maior poder aquisitivo e maior nível de cultura, mas apesar desse fato, consta- se que a medicina não- convencional abrange várias camadas sociais. É um tratamento que, apesar de conter baixo custo e ajudar de maneira alternativa o paciente, ainda não é muito “aceito” no ramo da medicina, devido falta de comprovações cientificas ou até mesmo desinteresse por parte dos profissionais da saúde, que por sua vez deveriam se atentar melhor aos efeitos causados por esse tipo de tratamento.