Terapia De Vidas Passadas
Psicologia Noturno
História da Psicologia – Professor Dener Luiz da Silva
Flávio Lobosque Lima - Jaime Elias Neto - Ravi Txai
A TERAPIA DE VIDAS PASSADAS COMO ELEMENTO DA PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
Novembro/2014
São João del-Rei / Minas Gerais
INTRODUÇÃO
A Terapia de Vidas Passadas (TVP) é um assunto polêmico que enfrenta certo desacreditamento de algumas pessoas devido à falta de crença na reencarnação.
De acordo com o Doutor em Psicologia, Morris Netherton, a Terapia de Vidas Passadas trata da reencarnação como um fato. Não é uma crença.
A recusa da reencarnação é uma característica predominante de povos ocidentais. Hindus, budistas e jainistas, têm a reencarnação como parte de seus fundamentos filosóficos. Estes representam um terço da população mundial.
O intuito deste trabalho não é discutir a efetividade ou não da Terapia de Vidas Passadas, nem discutir a existência ou não da reencarnação. A intenção é desenvolver uma breve análise a fim de caracterizar a TVP como terapia possível de ser usada para a cura, sem a pretensão de quebrar qualquer paradigma a respeito.
1 – Histórico
Em 1967, o Doutor em Psicologia, Morris Netherton desenvolveu um método de hipnose que designou como hipnose ativa. Essa abordagem levaria o cliente a memórias de um passado além do limiar da vida atual. O pesquisador Hemandra Banerjee denominaria essas lembranças de "memória extra-cerebral".
A ideia era que ao atingir o núcleo do trauma, que poderia ser em alguma vida passada do cliente, o inconsciente liberaria o material psíquico retido através do que Freud chamou de "catarse", causando alívio dos sintomas físicos e psicológicos. Essa seria a terapêutica da Terapia de Vidas Passadas.
Além de Morris Netherton, são considerados os precursores dessa corrente terapêutica Hans Tendam, Roger Woolger e Edith Fiore.
Um dos mais famosos escritores americanos sobre o assunto é Brian L. Weiss que tem com várias obras traduzidas