Terapia Assistida por animais
INTRODUÇÃO
O convívio com animais contribui positivamente no desempenho de alunos com dificuldades de aprendizado e de comportamento.
A terapia Assistiva por animais objetiva o ensino utilizando o cão ou outro animal como instrumento facilitador, catalisador, estimulador e inspirador para os mais diferentes tipos de atividades e em suas respectivas áreas de atuação. Facilitam a expressão das emoções (o que nem sempre ocorre com a intervenção de terapeutas). Com a ajuda de animais, a criança passa exteriorizar sentimentos há muito interiorizados, que dificilmente seriam expressados de outra forma.
Os cães podem atuar como facilitadores, eles ajudam a evitar o bullyng, auxilia na interação com os colegas e professores, diminui a evasão escolar, reforça a autoestima, diminui problemas de comportamentos e promove o desenvolvimento das habilidades sociais.
Os alunos com problemas de comportamentos que tendem a desvalorizar os amigos, pais e outros adultos para justificar seu comportamento agressivo, costumam responder positivamente, facilitando a cooperação e o progresso da terapia.
Buscando um maior desempenho em sala de aula, buscamos desenvolver esse projeto com os alunos do terceiro ano da escola Integração.
O QUE É TERAPIA ASSISTIDA
Para Vaccari , a terapia assistida por animais, pode ser benéfica para qualquer ser humano, mas é especialmente indicada para crianças.
Essa afirmação pode ser explicada pelo fato do animal ser um estímulo, tornando-se uma fonte de prazer na busca de suas realizações.
A experiência é uma das principais ferramentas utilizadas pelo intelecto humano para interiorizar e aprender conceitos, atitudes e habilidades.
No universo de interações sócio ambientais das crianças, os animais ocupam posição de grande interesse. O uso de animais na prática pedagógica tem sido estudado por pesquisadores das mais diversas áreas, porém, a inter-relação entre as pesquisas mais