Terapia assistida por animais na educação
PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
Bragança Paulista
2014
Escola: Escola Municipal Dr. Carlos Cunha
Ano: 4º Ano do ensino fundamental
Número de alunos: 25
Meninos: 13
Meninas: 12
Descrição do perfil da turma: Turma atenciosa, sem problemas com disciplina e ética excedendo os alunos citados a baixo.
Caso 1
Letícia Camargo de Lima, 8 anos. Uma menina atenciosa, carinhosa, porem, muito tímida, sente-se isolada da turma, é retraída, pois apresenta dislalia. São crianças que falam pouco, chamado de atraso de linguagem, a pobreza de vocabulário e dificuldade de formular frases completas, fonética, fonológica, troca de sons na hora de falar. Exemplo, o caso clássico de trocar o "r" pelo "L" .
Caso 2
Pedro de Oliveira, 9 anos. Autista, não interage com colegas, não participa de jogos interativos, mostra falta de empatia, prefere ficar sozinho, tem visão e paladar diminuídos, hiperativo, pouco interesse nas matérias e nas brincadeiras.
Caso 3
Gabriel Silva, 9 anos. Apresenta-se muito ansioso, com dificuldade de relacionamento com colegas, sempre muito agitado e ríspido com todos, até provocando bullyings com alguns. Percebe-se também um certo grau de déficit de atenção.
Objetivo Geral
Avaliar o comportamento e a melhora no relacionamento das crianças citadas acima, a partir do convívio com cães.
Objetivo Específico
Promover a interação e o convívio social através da Terapia Assistida por Cães.
Implementação do Projeto
Para a realização desse projeto será utilizado um cachorro da raça “Bernese” por ser muito dócil e ser a mais indicada para estudos e intervenções que utilizam animais.
O animal será mantido no jardim da escola e assistido sempre por um cuidador profissional e veterinário que acompanha a saúde do animal, realizando controle parasitológico, vacinação, exames complementares e orientação na manutenção da