teoristas do capitalismo
Karl Marx (1818-1883), teórico emblemático do socialismo, inspirou-se na dialética de Heguel, não deixando de o criticar.Constroi gradualmente o seu Materialismo Histórico ou seja a explicação cientifica de todas as ciências sociais.
Ao contrário do que inicialmente se possa pensar , Marx foi e ainda é o pensador por excelência do regime capitalista, tendo sobre ele teorizado ,especialmente sobre a relação de trabalho, as mais valias e todos os temas que fazem ainda hoje a actualidade deste sistema "único".Teorizou como ninguém o futuro do regime capitalista, mas sem nunca conseguir fazer uma representação do que deveria ser o regime e sistema socialista.
Ainda hoje a dissecação do sistema capitalista feita por Marx é válida, tornando-se assim e paradoxalmente no teórico do sistema capitalista
Adam Smith foi um economista e filósofo escocês. É o pai da Economia por ser o mais importante teórico da economia capitalista. Publicou, em 1776, o livro Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, no qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Ele afirmava: não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse.
Defendia que o homem capitalista devia ser completamente livre para comprar e vender e que o estado não deveria intervir. Assim, a sociedade receberia mais produção de cada uma das pessoas que dela fazia parte. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas por conta da ânsia de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
Uma frase de Adam Smith tornou-se famosa: Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu