Teorioa de ADM - Kaizen
369 palavras
2 páginas
O Kaizen é acima de tudo uma filosofia de vida do povo japonês. Significa aprimoramento contínuo. Como toda Filosofia,ela penetra em todos os grupos sócias da nação, começando pela família, passando desde o ensino, lazer, local de trabalho e terminando no próprio Estado.Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, Em termos práticos temos: “hoje deve ser melhor do que ontem e amanhã, melhor que hoje”, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo.
Na indústria, o Kaizen busca a melhoria tanto em nível de processo quanto em nível sistêmico no intuito de reduzir custos, melhorar a segurança e a qualidade e aumentar a lucratividade. O Kaizen nas empresas é regido por dez mandamentos: Todo desperdício deve ser eliminado; Todos os colaboradores devem se engajar no processo de melhoria; O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto;
Deve ser aplicado em qualquer local/empresa; As melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente; As ações devem ser focadas no local de maior necessidade; O Kaizen deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos; A priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante. E por fim: O foco do Kaizen é Aprender na Prática.
Sua origem se deu logo após a Segunda Guerra Mundial, na qual o Japão saiu com graves dificuldades econômicas e as leis trabalhistas impostas reforçaram e incentivaram melhores condições de trabalho aos funcionários. Sindicatos de diversas categorias lutaram por acordos nos quais os trabalhadores pudessem garantir bônus e remunerações mais altas.
Visto este panorama, o govermo do país iniciou um programa de estudos na área da
Administração Clássica, cujas ideias eram baseadas em estudos do famoso engenheiro, Jules
Henri Fayol. Seu pensamento seguia a linha crítica de aprimoramento constante, o Kaizen,
que